SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Ethical problems experienced by dentists: dealing with bioethics to wide the view on the daily professional practiceHearing protection used by the military of the Brazilian Army: is it effective? author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

MOREIRA, Cícero da Silva et al. Análise retrospectiva das intoxicações admitidas no hospital universitário da UFJF no período 2000-2004. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, n.3, pp. 879-888. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000300031.

Intoxicações podem ter suas consequências minimizadas através da ampliação do conhecimento sobre suas origens, evoluções e providências quanto a medidas preventivas. No Brasil, o aumento progressivo das emergências tóxicas justifica a sua análise, de forma descentralizada e regionalizada. Este trabalho objetivou caracterizar dados sobre a ocorrência de intoxicações admitidas no Hospital Universitário/UFJF, entre 2000 e 2004. A coleta foi realizada mediante pesquisa em prontuários cadastrados no banco de dados do referido hospital. Os dados foram analisados através de estatística descritiva, permitindo estabelecer o perfil do grupo quanto às variáveis idade, sexo, local de origem do paciente, profissão, período de hospitalização, etiologia, razão da intoxicação, classe terapêutica de fármacos envolvidos e via de exposição ao agente toxicante. Crianças de zero a cinco anos e indivíduos do sexo masculino foram os mais acometidos, representando 24% e 68%, respectivamente. A maioria dos casos ocorreu em Juiz de Fora (78%) e a via oral foi a mais frequente. Os psicotrópicos foram os principais agentes toxicantes (60%). Os resultados evidenciaram a importância de atividades educativas dirigidas às comunidades e a relevância dos serviços de informação para prevenir e reduzir as intoxicações e o uso irracional de fármacos.

Keywords : Intoxicações; Saúde coletiva; Serviço de informação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese