SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Prevalence of enteroparasitosis in the population of Maria Helena, Paraná StateThe dimensions of volunteer associativism in the scenario of the relationships amongst health, poverty and disease author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

RODRIGUES, Ana Áurea Alécio de Oliveira; SANTOS, Adriano Maia dos  and  ASSIS, Marluce Maria Araújo. Agente comunitário de saúde: sujeito da prática em saúde bucal em Alagoinhas, Bahia. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, n.3, pp. 907-915. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000300034.

Este estudo sobre a micropolítica do trabalho da Equipe de Saúde Bucal (ESB) no Programa de Saúde da Família (PSF) de Alagoinhas (BA) toma por pressuposto teórico central as formas específicas e singulares no exercício do trabalho cotidiano, utilizando-se das tecnologias (duras, leveduras e leves). A trajetória metodológica é fundamentada na corrente histórico-social, à luz de uma abordagem dialética de natureza qualitativa. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram entrevista semiestruturada; observação do processo de trabalho e análise documental. A análise dos dados foi orientada pela hermenêutica-dialética, permitindo confrontar os diferentes níveis de análise, articulando o teórico com o empírico. Os resultados revelam que as Equipes de Saúde da Família são multidisciplinares, mas ainda não desenvolvem um trabalho interdisciplinar, ocorrendo justaposição de saberes. Cada unidade planeja seu processo de trabalho de acordo com as singularidades dos sujeitos sociais, implementando características diferentes no acolher, informar, atender e encaminhar. Percebe-se um esforço em mudar o processo de trabalho, na perspectiva da clínica ampliada, com o agente comunitário de saúde se destacando como sujeito social/coletivo.

Keywords : Agente comunitário de saúde; Programa de Saúde da Família; Prática; Saúde bucal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese