SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Evaluation of users satisfaction with the services of the intermunicipal health consortia at the northwest of Paraná state author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência & Saúde Coletiva

On-line version ISSN 1678-4561Print version ISSN 1413-8123

Abstract

FERNANDES, Rita de Cássia Pereira; ASSUNCAO, Ada Ávila  and  CARVALHO, Fernando Martins. Tarefas repetitivas sob pressão temporal: os distúrbios musculoesqueléticos e o trabalho industrial. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, n.3, pp.931-942. ISSN 1678-4561.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000300037.

Realizou-se estudo ergonômico a fim de caracterizar as tarefas repetitivas e as demandas psicossociais no trabalho industrial em empresa do ramo plástico da Região Metropolitana de Salvador (BA). Realizaram-se observações globais das tarefas nas primeiras visitas à empresa, visando conhecer a organização geral, o funcionamento da produção e os determinantes das tarefas. Observaram-se nesta etapa que as exigências temporais na execução das tarefas implicavam demandas psicossociais e demandas físicas, em especial, os movimentos repetitivos. Na segunda etapa, realizaram-se observações sistemáticas, com entrevistas simultâneas. Mediu-se a duração dos ciclos básicos das tarefas na moldagem/acabamento das embalagens e registrou-se a ocorrência de perturbações que exigiam das trabalhadoras sua regulação. Identificaram-se variabilidades do trabalho, evidenciando como são geradas as demandas extras e como as exigências cognitivas e físicas podem ser exacerbadas pela pressão temporal. A insuficiência dos meios de trabalho, as exigências temporais da gestão da produção e uma organização do trabalho caracterizada pelo baixo controle conformam uma situação em que a continuidade da produção apenas é possível à custa de hipersolicitação do corpo das trabalhadoras.

Keywords : DORT; LER; Trabalho repetitivo; Organização do trabalho; Ergonomia; Fatores psicossociais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )