SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue4Public Health post-graduation in Brazil: trajectoryQualitative dimensions of the scientific, technological and innovation production at Public Health author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

NUNES, Everardo Duarte; NASCIMENTO, Juliana Luporini do  and  BARROS, Nelson Filice de. A questão curricular para o plano de formação em Saúde Coletiva: aspectos teóricos. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, n.4, pp. 1935-1943. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000400009.

Neste trabalho, apresentamos uma revisão da literatura sobre a questão curricular e seus desdobramentos para o campo da Saúde Coletiva. Esta análise tem como objetivos específicos situar as linhagens teóricas da análise dos currículos, a fim de estabelecer um quadro de referência teórico-conceitual para o estudo dos currículos da Saúde Coletiva nos cursos de pós-graduação stricto sensu. A principal fonte de dados é bibliográfica, nacional e internacional. Concluímos que as formulações de um "currículo como fato" e de um "currículo como prática" são interessantes como ponto de partida para se analisar a estrutura e o processo de constituição dos planos dos cursos de pós-graduação em saúde. Outros pontos referem-se à necessidade de que, ao formalizar a grade curricular, devemos apoiá-la num quadro de referência e definir as características que particularizam os conteúdos e metodologias das áreas, classicamente denominadas de ciências sociais, epidemiologia e planejamento. Mas, também, estabelecer os referenciais que sustentam a inclusão de novas áreas e os parâmetros que dão sustentação ao currículo de graduação e de pós-graduação em Saúde Coletiva.

Keywords : Currículo; Currículo como fato; Currículo como prática; Saúde coletiva; Pós- graduação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese