SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue4The curricular issue for academic training plan in Public Health: theoretical aspectsThemes and approaches of academic production at Social and Human Sciences in Health from 1997 to 2007 author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência & Saúde Coletiva

On-line version ISSN 1678-4561Print version ISSN 1413-8123

Abstract

LUZ, Madel Therezinha  and  MATTOS, Rafael da Silva. Dimensões qualitativas na produção científica, tecnológica e na inovação em Saúde Coletiva. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, n.4, pp.1945-1953. ISSN 1678-4561.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000400010.

Este artigo traz os resultados de uma avaliação qualitativa sobre a expansão da área da Saúde Coletiva a partir da produção dos anais dos congressos trienais de Saúde Coletiva, realizados entre 1997 e 2006 pela Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. O objetivo específico foi estimar o crescimento da importância da área no cenário científico e social brasileiro no último decênio, através da análise de aspectos e dimensões substantivas. A estratégia metodológica do estudo foi considerar a complexidade e a profusão de dados referentes às dimensões desse campo multidisciplinar (a cada dia mais interdisciplinar) de conhecimento e intervenção. A partir dessa perspectiva, realizaram-se análises e interpretações de fontes documentais, empregando-se referenciais teóricos, metodológicos e analíticos das ciências sociais e das técnicas estatísticas. Constatou-se que: (1) na última década, a área da Saúde Coletiva expandiu-se ao interior de suas três subáreas (Epidemiologia, Planejamento/Gestão e Serviços de Saúde e Ciências Humanas); (2) há uma tendência a maior interatividade entre os programas e com as comunidades e com as instituições; (3) existe um aumento da quantidade de autores que escrevem sobre o campo e de vários autores por artigo; (4) está em elaboração uma grande especialização interna ao interior das subáreas.

Keywords : Avaliação do campo de Saúde Coletiva; Avaliação qualitativa; Produção científica em Saúde Coletiva.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )