SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue4A frame nearly without retouch of the Public Health post-graduation alumni, 1998-2007Evaluation of egressing students of the specialization course on Family Care Health in Espírito Santo State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

LOYOLA, Maria Andréa; CORREA, Marilena Cordeiro Dias Villela  and  GUIMARAES, Eduardo Ribas De Biase. Cooperação internacional na área da Saúde Coletiva: propostas para um debate. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, n.4, pp. 2007-2020. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000400015.

Na literatura disponível, não existe estudo especificamente consagrado à cooperação internacional na área da Saúde Coletiva. Este trabalho tem por objetivo suprir, em parte, esta lacuna, levantar e analisar o estado da arte nessa área e examinar de que forma ela interfere na avaliação dos programas de pós-graduação. O estudo utilizou dados secundários disponíveis nos "Cadernos de Indicadores" da CAPES, para os anos de 1998 a 2006 e, de forma complementar, de bolsas no exterior e programas especiais de cooperação daquele órgão, para os anos de 2005 a 2009, todos tratados por metodologia quantitativa descritiva. Constata-se que a cooperação internacional na área encontra-se relativamente desenvolvida em temas variados e parcerias diversificadas, que se refere principalmente ao financiamento de projetos de pesquisa e se concentra de forma acentuada nos Estados Unidos. Observa-se correlação positiva entre o número de cooperações internacionais e um alto conceito dos programas na avaliação da CAPES, no último triênio de avaliação. Há uma diversidade de instituições, temas e subáreas envolvidas na cooperação internacional que poderia ser um indicador positivo na avaliação, mas até onde foi possível inferir, nenhuma correlação significativa neste sentido foi encontrada.

Keywords : Saúde coletiva; Cooperação internacional; Avaliação; Pós-graduação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese