SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue4International cooperation at Public Health: proposals to a debateUndergraduate on Public Health: limits and possibilities as a professional education strategy author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

MACIEL, Ethel Leonor Noia et al. Avaliação dos egressos do curso de especialização em Saúde da Família no Espírito Santo, Brasil. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, n.4, pp. 2021-2028. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000400016.

Este estudo tem por objetivo descrever o perfil dos egressos e avaliar a contribuição do curso de pós-graduação lato sensu em Saúde da Família (PG-PSF), no Estado do Espírito Santo, para a reorientação das práticas em saúde. É um estudo do tipo descritivo de corte transversal, sendo a amostra composta por quarenta e sete egressos do curso PG-PSF em 2007. Para a coleta de dados, aplicou-se um questionário semiestruturado, contendo questões abertas e fechadas. A análise das contribuições geradas revelou mudanças nas ações de trabalho após os conhecimentos adquiridos durante o curso. A maioria afirmou que tais conhecimentos têm aplicabilidade no cotidiano do trabalho e grande parte dos entrevistados conseguiu, após o curso, planejar suas ações com base no perfil epidemiológico da área na qual atua. Constatou-se a relevância do curso para a capacitação profissional dos alunos, com a constante adequação dos conteúdos do processo didático-pedagógico, através de uma consistente política de educação permanente que tenha impactos e incorporação nos processos de trabalho, além da necessidade de programas de educação continuada que dêem conta das necessidades específicas de cada prática profissional e da institucionalização dos processos de avaliação e autoavaliação como parte inseparável da organização do trabalho.

Keywords : Egressos; Educação continuada; Serviços de saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese