SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue4The human right to adequate food: an urban visionThe influence of religiosity on health author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

CONTI, Maria Aparecida; BERTOLIN, Maria Natacha Toral  and  PERES, Stela Verzinhasse. A mídia e o corpo: o que o jovem tem a dizer?. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, n.4, pp. 2095-2103. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000400023.

O objetivo deste estudo é verificar a percepção do jovem quanto à relação entre a mídia, especialmente o acesso à televisão e revistas e o corpo do adolescente. Trata-se de um estudo transversal, realizado com 121 adolescentes em uma instituição particular de ensino do ABC paulista. Aplicou-se uma entrevista individual semiestruturada gravada em fita magnética. Estas foram avaliadas utilizando-se a metodologia do discurso do sujeito coletivo, embasada no conceito das representações sociais. A tabulação dos dados ocorreu por meio da utilização de três figuras metodológicas: idéia central, expressões chave e o discurso do sujeito coletivo. Nos discursos dos jovens, foram registradas em 95% das idéias centrais relações entre a TV, revistas e o corpo, sendo as mais frequentes relacionadas ao estímulo a um ideal físico de magreza e à influência negativa com experiências de humilhação e desencadeamento de doenças. Em 5% das idéias centrais, não se registrou relação entre a TV, revistas e o corpo. Conclui-se que os jovens revelaram conhecimento acerca da intensa interferência da mídia em relação ao corpo do adolescente.

Keywords : Adolescência; Mídia; Representação social; Pesquisa qualitativa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese