SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue4The influence of religiosity on healthParticipation and creativity as tools of analysis of public policies author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

GUIMARAES, José Maria Ximenes et al. Participação social na saúde mental: espaço de construção de cidadania, formulação de políticas e tomada de decisão. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, n.4, pp. 2113-2122. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000400025.

O artigo aborda a compreensão dos profissionais que atuam na área de saúde mental sobre o movimento de construção da participação social no sistema de saúde de Fortaleza (CE). A metodologia adotada respalda-se na abordagem qualitativa, junto aos profissionais de saúde mental do referido município. Utilizamos a entrevista semiestruturada com dezessete participantes. O material empírico foi analisado através da técnica de análise de conteúdo categorial temática, na qual foram identificados três núcleos de análise: participação social como espaço de cidadania e formulação de políticas; orientada para a atenção às necessidades coletivas e de tomada de decisão. O estudo revela a participação social como uma possibilidade de ampliação da relação da sociedade civil com o Estado, o qual possibilita a intervenção social na proposição das políticas de saúde. Evidencia-se o direito à saúde articulado à consolidação da democracia na atenção às necessidades e edificação coletiva.

Keywords : Participação social; Cidadania; Políticas de saúde; Políticas de saúde mental; Reforma psiquiátrica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese