SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue4Social participation in mental health: space of construction of citizenship, policy formulation and decision makingUnderstanding the user's health behavior change through their participation in the Family Health Program author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

CORDEIRO, Joselma Cavalcanti; VILLASANTE, Tomás Rodriguez Pietro  and  ARAUJO JUNIOR, José Luiz do Amaral Correa de. A participação e a criatividade como ferramentas de análise das políticas públicas. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, n.4, pp. 2123-2132. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000400026.

No contexto da globalização atual, importantes modificações das relações internacionais e dos componentes ideológicos, técnicos e culturais na administração dos Estados se expressam na falta de legitimidade de princípios da ação pública com consequente emergência do problema da iniquidade social e o debilitamento do papel do Estado. Os planos e programas de desenvolvimento, independente de sua origem política ou orientação ideológica, apresentam uma uniformidade imperante e o desafio atual implica a mobilização de competências locais, tendo como objetivo a mudança na qualidade da ação pública, mediante novas estratégias de desenvolvimento que integrem as novas dimensões sociais e outros dispositivos de ação. Um destes, a ação intersetorial, demanda uma revisão estrutural da fronteira administrativa e cultural dos agentes sociais, públicos e privados, como ensaio de um novo conserto sociopolítico. Toma como marco metodológico a complexidade das políticas, projetos e programas e os referenciais teóricos e metodológicos: integralidade, redes sociais e a sociopráxis, construindo um processo participativo de conhecimento para uma análise de políticas na busca de uma mudança na abordagem dos processos sociopolíticos a partir das redes locais, através de uma investigação de segunda ordem.

Keywords : Globalização; Políticas públicas; Integralidade; Redes sociais; Sociopráxis.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese