SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue4Social participation in mental health: space of construction of citizenship, policy formulation and decision makingUnderstanding the user's health behavior change through their participation in the Family Health Program author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência & Saúde Coletiva

On-line version ISSN 1678-4561Print version ISSN 1413-8123

Abstract

CORDEIRO, Joselma Cavalcanti; VILLASANTE, Tomás Rodriguez Pietro  and  ARAUJO JUNIOR, José Luiz do Amaral Correa de. A participação e a criatividade como ferramentas de análise das políticas públicas. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, n.4, pp.2123-2132. ISSN 1678-4561.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000400026.

No contexto da globalização atual, importantes modificações das relações internacionais e dos componentes ideológicos, técnicos e culturais na administração dos Estados se expressam na falta de legitimidade de princípios da ação pública com consequente emergência do problema da iniquidade social e o debilitamento do papel do Estado. Os planos e programas de desenvolvimento, independente de sua origem política ou orientação ideológica, apresentam uma uniformidade imperante e o desafio atual implica a mobilização de competências locais, tendo como objetivo a mudança na qualidade da ação pública, mediante novas estratégias de desenvolvimento que integrem as novas dimensões sociais e outros dispositivos de ação. Um destes, a ação intersetorial, demanda uma revisão estrutural da fronteira administrativa e cultural dos agentes sociais, públicos e privados, como ensaio de um novo conserto sociopolítico. Toma como marco metodológico a complexidade das políticas, projetos e programas e os referenciais teóricos e metodológicos: integralidade, redes sociais e a sociopráxis, construindo um processo participativo de conhecimento para uma análise de políticas na busca de uma mudança na abordagem dos processos sociopolíticos a partir das redes locais, através de uma investigação de segunda ordem.

Keywords : Globalização; Políticas públicas; Integralidade; Redes sociais; Sociopráxis.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )