SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue4Understanding the user's health behavior change through their participation in the Family Health ProgramInterface between the work of the community health agent and physiotherapist in the basic health care author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

SCHWARTZ, Talita Dourado; FERREIRA, Josilda Terezinha Bertulozo; MACIEL, Ethel Leonor Noia  and  LIMA, Rita de Cássia Duarte. Estratégia Saúde da Família: avaliando o acesso ao SUS a partir da percepção dos usuários da Unidade de Saúde de Resistência, na região de São Pedro, no município de Vitória (ES). Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, n.4, pp. 2145-2154. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000400028.

A Saúde da Família é uma estratégia de reorientação do modelo assistencial. Uma de suas diretrizes é o estabelecimento de vínculo das equipes de saúde com os usuários do SUS. Este estudo visa avaliar o acesso dos usuários à Unidade Saúde da Família (USF) e os problemas locais enfrentados. É um estudo exploratório qualitativo, desenvolvido na USF Resistência em São Pedro, localizada no município de Vitória (ES), com dados coletados individualmente, por meio de um questionário semiestruturado. Constata que as principais necessidades da população estão inseridas nas atribuições da USF e que os usuários enfrentam diversas dificuldades de acesso-utilização dos serviços. As principais críticas estão relacionadas às dificuldades de acesso às especialidades. A maioria dos entrevistados mostrou-se satisfeita com o acesso ao atendimento e não se intimidou em apontar as dificuldades enfrentadas. O trabalho desenvolvido na US Resistência vem contribuindo para a melhoria da qualidade de atendimento aos usuários assistidos pela Estratégia Saúde da Família. O estudo revelou também problemas e dificuldades no acesso, o que mostra, por si só, o grande desafio que é reconstruir um modelo assistencial conforme proposto para a construção dessa política pública.

Keywords : Acesso; Estratégia Saúde da Família; Atenção básica; Usuário.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese