SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue4Inequalities in distribution of dental caries in teenagers of Indaiatuba, São Paulo State, 2004Analysis of oral health attention in the Family Health Strategy of the Sanitary District VI, Recife, Pernambuco State author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

CAMPOS, Juliana Alvares Duarte Bonini  and  LOFFREDO, Leonor de Castro Monteiro. Reprodutibilidade de uma escala odontológica proposta como indicador de saúde bucal em crianças e adolescentes HIV+/SIDA. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, n.4, pp. 2181-2187. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000400032.

O objetivo deste trabalho foi estimar a reprodutibilidade de uma escala odontológica para avaliação da saúde bucal de crianças e adolescentes HIV+. A amostra, com delineamento não probabilístico, constituiu-se de 27 crianças e adolescentes HIV+. A escala foi aplicada, em duas ocasiões, com intervalo de sete dias. Estimou-se a reprodutibilidade intraexaminador pela estatística Kappa. Nas questões relativas à mãe, houve concordância máxima nos itens referentes à importância da saúde bucal, hábito de escovação diária e utilização de escova dental. A procura de atendimento odontológico motivado por estética e para manutenção de hálito puro apresentou concordância boa. Nas questões relativas à criança, observou-se concordância regular nos itens referentes ao fio dental. Com relação à organização do sistema de saúde, chama atenção a dificuldade dos respondentes em relatar o local e o profissional que realizou orientações educativas preventivas. A reprodutibilidade dos domínios percepção, cuidado e promoção foi de 0,48, 0,21 e 0,64, respectivamente. Sugere-se a necessidade de reestruturação das questões componentes dos algoritmos propostos pela escala para as dimensões de percepção e cuidado, a par da necessidade da saúde bucal ser inserida em programas de atendimento a portadores HIV+.

Keywords : Reprodutibilidade; HIV/SIDA; Saúde bucal; Serviços de saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese