SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue4The integrality of the attention in diabetics with periodontal diseaseHealth surveillance: foundations, interfaces and tendencies author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

COSTA, Ana Maria et al. Perfil da condição bucal de idosas do Distrito Federal. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, n.4, pp. 2207-2213. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000400035.

Os trabalhos realizados no Brasil a respeito das principais afecções bucais dos gerontes mostram situação preocupante. O objetivo deste estudo foi estimar a frequência de edentulismo, analisar o uso e a necessidade de prótese, calcular o índice CPOD e verificar a condição periodontal de idosas residentes no Distrito Federal. Cento e quarenta mulheres com idade igual ou superior a sessenta anos foram examinadas. A condição de cada prótese foi avaliada observando presença de prejuí­zo estético ou funcional. Em seguida, foi realizado exame clínico para detectar a presença de cárie, restaurações e dentes perdidos para cálculo do índice CPOD. O exame periodontal incluiu a verificação do índice de placa visível, índice de sangramento gengival, medidas de profundidade de sondagem clínica, perda de inserção clínica e mobilidade dental de todos os dentes presentes. Os resultados revelaram péssimas condições bucais dos pacientes examinados. A taxa de edentulismo mostrou-se elevada, o índice CPOD foi alto (29,8), com predomínio do componente extraído (87,1%) e a condição periodontal foi considerada grave. A partir destes dados, pode-se concluir que o perfil da condição bucal das idosas representadas neste estudo é precário, o que reflete a necessidade de se elaborar programas de promoção de saúde e de reabilitação para este segmento da população.

Keywords : Idoso; Índice CPOD; Edentados.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese