SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue4Oral health status of elderly women from the Brazilian Federal DistrictFrom garbage production to residue transformation author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

ARREAZA, Antonio Luis Vicente  and  MORAES, José Cássio de. Vigilância da saúde: fundamentos, interfaces e tendências. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, n.4, pp. 2215-2228. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000400036.

O presente artigo resgata inicialmente as formas, conteúdo e projeção operacional da vigilância epidemiológica como instrumento indispensável para o campo do saber e práticas da saúde pública. Em seguida, verificamos que o modelo de vigilância da saúde estabelece uma ampliação desse conceito operacional de vigilância, ao integrar as práticas coletivas e individuais em diferentes dimensões das necessidades de saúde, que incluem além do controle de riscos e danos, os determinantes ecossociais. Na sequência, buscamos dimensionar os distintos níveis de atuação desta prática sanitária articulados às intervenções de promoção, proteção e recuperação, sob uma lógica regionalizada e integralizada do Sistema Único de Saúde brasileiro. Por fim, argumentamos que todo o arcabouço conceitual-operacional de vigilância da saúde se constitui como uma base política e sanitária para a consolidação do paradigma da promoção da saúde no campo da Saúde Coletiva.

Keywords : Vigilância da saúde; Prática sanitária; Saúde coletiva.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese