SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue4Oral health status of elderly women from the Brazilian Federal DistrictFrom garbage production to residue transformation author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência & Saúde Coletiva

On-line version ISSN 1678-4561Print version ISSN 1413-8123

Abstract

ARREAZA, Antonio Luis Vicente  and  MORAES, José Cássio de. Vigilância da saúde: fundamentos, interfaces e tendências. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, n.4, pp.2215-2228. ISSN 1678-4561.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000400036.

O presente artigo resgata inicialmente as formas, conteúdo e projeção operacional da vigilância epidemiológica como instrumento indispensável para o campo do saber e práticas da saúde pública. Em seguida, verificamos que o modelo de vigilância da saúde estabelece uma ampliação desse conceito operacional de vigilância, ao integrar as práticas coletivas e individuais em diferentes dimensões das necessidades de saúde, que incluem além do controle de riscos e danos, os determinantes ecossociais. Na sequência, buscamos dimensionar os distintos níveis de atuação desta prática sanitária articulados às intervenções de promoção, proteção e recuperação, sob uma lógica regionalizada e integralizada do Sistema Único de Saúde brasileiro. Por fim, argumentamos que todo o arcabouço conceitual-operacional de vigilância da saúde se constitui como uma base política e sanitária para a consolidação do paradigma da promoção da saúde no campo da Saúde Coletiva.

Keywords : Vigilância da saúde; Prática sanitária; Saúde coletiva.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )