SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue6Health care for aged victims of accidents and violence: analysis of SUS health services in Recife (PE, Brazil)Perceptions of managers and health professionals about health care to elderly victims of violence in the city of Rio de Janeiro (RJ, Brazil) author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

LIMA, Maria Luiza Carvalho de; SOUZA, Edinilsa Ramos de; ACIOLI, Raquel Moura Lins  and  BEZERRA, Eduardo Duque. Análise dos serviços hospitalares clínicos aos idosos vítimas de acidentes e violências. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, n.6, pp. 2687-2697. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000600007.

O aumento de idosos na população e a vida mais ativa permitem maior exposição a acidentes e violências nessa população. Realizou-se uma análise diagnóstica dos serviços hospitalares de atendimento às urgências e emergências às vítimas de acidentes e violências na população idosa de cinco capitais do Brasil. A investigação foi fundamentada nos princípios da triangulação de métodos, integrando as abordagens quantitativa, com a aplicação de questionários aos gestores e profissionais de serviços de atenção hospitalar, e qualitativa, em que foram realizadas entrevistas com gestores e profissionais. Com base nas diretrizes das políticas estudadas, observou-se que nenhuma das capitais cumpriu todos os requisitos, apresentando um atendimento deficiente caracterizado pela falta de estrutura para manter um acompanhante para o idoso, encaminhamentos para serviços de referência, protocolos clínicos específicos, fichas de notificação, suporte aos idosos, capacitação profissional e definição do fluxo para tal população. Os resultados demonstraram que os serviços de saúde selecionados não apresentam o perfil adequado e integral necessário ao atendimento aos idosos, demonstrando a necessidade de adequação desses serviços para o cumprimento das diretrizes das políticas analisadas.

Keywords : Idoso; Violência; Acidentes; Serviços de saúde; Política de saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese