SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue6Systematic review of the Brazilian academic production about external causes and violence against the elderlyScenario of the service to damage provoked by accidents and violence against elderly at SUS in Manaus (AM, Brazil) author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

RIBEIRO, Adalgisa Peixoto  and  BARTER, Elaine Aparecida Chaves de Paiva. Atendimento de reabilitação à pessoa idosa vítima de acidentes e violência em distintas regiões do Brasil. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, n.6, pp. 2729-2740. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000600011.

Objetiva-se descrever a estrutura e caracterizar o atendimento prestado por serviços de reabilitação que atendem idosos vítimas de acidentes e violência, baseando-se nas principais políticas públicas de saúde dirigidas à população idosa no país. Seguindo os princípios da triangulação de métodos, aplicou-se um questionário a 19 serviços de reabilitação (cinco em Manaus, sete em Recife, dois em Brasília, dois no Rio de Janeiro e três em Curitiba) composto por 27 questões referentes à estrutura e organização do serviço e registro dos dados. Foram entrevistados gestores e profissionais sobre fluxo, caracterização e especificidades do atendimento ao idoso, redes de proteção, avaliação dos serviços e sugestões. Os serviços de Manaus e Brasília estão mais bem preparados para atender aos idosos vítimas de acidentes e violência. Os de Brasília sobressaem nas questões mais específicas ao atendimento do idoso. As unidades de reabilitação de Recife apresentam-se menos preparadas, especialmente nos itens de suporte laboratorial, capacitação de profissionais para identificar e atender os casos de idosos em situação de violência, registro e análise dos dados. Conclui-se que o atendimento de reabilitação apresenta grandes fragilidades na implantação das políticas públicas e na inserção do tema da violência.

Keywords : Saúde do idoso; Políticas públicas; Violência contra o idoso.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese