SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue6Rehabilitation service to the elder person victim of accidents and violence on different regions of BrazilConstruction of indicators for assessing the policy of reducing accidents and violence for the elderly care author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

SANTOS, Edinilza Ribeiro dos et al. Cenário do atendimento aos agravos provocados por acidentes e violência contra idosos na rede SUS de Manaus (AM, Brasil). Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, n.6, pp. 2741-2752. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000600012.

O objetivo deste artigo é descrever o atendimento na rede SUS de Manaus ao idoso vítima de acidente ou violência nos três níveis de atendimento (pré-hospitalar, hospitalar e reabilitação). Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa e qualitativa, sendo investigadas 42 unidades de saúde (32 do pré-hospitalar, cinco do hospitalar e cinco da reabilitação). Os resultados revelam que os serviços de pronto atendimento apresentam a melhor estrutura física. A organização do fluxo de atendimento a esses agravos ainda é incipiente em Manaus. Verificou-se escassez de leitos hospitalares e de unidade de terapia intensiva para continuidade do tratamento do idoso. Foi evidenciada a necessidade de capacitação dos profissionais e de especialidades médicas para o acompanhamento de idosos internados por traumas. Pouco tem sido feito no campo da prevenção. O registro de dados e a notificação aparecem como um dos pontos mais frágeis nos três níveis de atenção. O cenário do atendimento ao idoso vítima de acidente e violência tem o seu ponto mais crítico no âmbito hospitalar, sendo este nível de atenção largamente apontado pelos gestores e profissionais como necessitado de reestruturação.

Keywords : Violência contra idosos; Acidentes; Rede SUS.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese