SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue6Scenario of the service to damage provoked by accidents and violence against elderly at SUS in Manaus (AM, Brazil)Violence against the elderly: analysis of aspects of mental health care in five Brazilian cities author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

SOUZA, Edinilsa Ramos de  and  CORREIA, Bruna Soares Chaves. Construção de indicadores avaliativos de políticas de atenção à saúde da pessoa idosa vítima de acidentes e violência. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, n.6, pp. 2753-2762. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000600013.

O presente artigo apresenta a metodologia de construção de indicadores avaliativos da implantação da Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violências, das políticas de saúde dirigidas ao idoso e de Saúde Mental foco da pesquisa Análise Diagnóstica de Sistemas Locais de Saúde para Atender aos Agravos Provocados por Acidentes e Violências contra Idosos. Esses indicadores foram aplicados em serviços de saúde que atendem idosos vítimas de acidentes e violência em cinco capitais brasileiras: Brasília, Curitiba, Manaus, Recife e Rio de Janeiro. Inicialmente, foram criados 124 indicadores para os níveis de atendimento pré-hospitalar, hospitalar, reabilitação e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Um dos critérios de seleção foi eliminar os não discriminantes. Também foram flexibilizados alguns critérios criando-se novas categorizações. Após essa etapa, elaboraram-se questionários que foram repassados a experts para validação por meio da Técnica Grupo Nominal. Realizou-se o teste de Kruskal-Wallis e uma análise gráfica. Na rodada final, os indicadores foram aglutinados por semelhança construindo índices, restando sessenta indicadores. Essas ferramentas podem ser utilizadas em outras unidades para avaliar e adequar seu atendimento ao cumprimento dessas políticas públicas de saúde.

Keywords : Indicadores; Violência; Saúde; Idoso; Mortalidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese