SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue6Violence against the elderly: analysis of aspects of mental health care in five Brazilian citiesEndotoxin and cancer author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

DESLANDES, Suely Ferreira  and  SOUZA, Edinilsa Ramos de. Atendimento pré-hospitalar ao idoso vítima de violência em cinco capitais brasileiras. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, n.6, pp. 2775-2786. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000600015.

Este artigo analisa as características e a operacionalização no cotidiano da atenção pré-hospitalar aos idosos vítimas de violências e acidentes de cinco capitais (Manaus, Recife, Brasília, Rio de Janeiro e Curitiba), abordando ainda suas capacidades, seus obstáculos e potencialidades. Pautou-se na triangulação de métodos quantitativos e qualitativos. Analisaram-se dados de oitenta serviços da atenção pré-hospitalar móvel e fixa: 32 em Manaus; 18 em Recife; dez em Brasília; 12 no Rio de Janeiro e oito em Curitiba. Entre os achados estão as diferenças (de tamanho e diversidade de categorias profissionais) e dificuldades das equipes para identificar, atender e notificar os casos por falta de capacitação; pouca atuação preventiva; quase nenhum envolvimento com a família e orientação a ela; praticamente nenhum atendimento ao autor da agressão; incipiente articulação e parcerias da rede, sobretudo dos serviços pré-hospitalares com os hospitalares.

Keywords : Pré-hospitalar; Idosos; Violência; Acidentes de trânsito; Prevenção.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese