SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue6Vocal care: question of prevention and healthFactors potentially associated to domestic negligence among elders assisted in home assistance program author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

PERES, Magali  and  SILVEIRA, Elaine da. Efeito da reabilitação vestibular em idosos: quanto ao equilíbrio, qualidade de vida e percepção. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, n.6, pp. 2805-2814. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000600018.

As atuais preocupações com qualidade de vida (QV), envelhecimento da população, limitações impostas pelos distúrbios do equilíbrio na população idosa e a alternativa de tratamento por meio da reabilitação vestibular (RV) justificaram este estudo. Nele, objetivou-se analisar, perspectivamente, os resultados da aplicação do protocolo de Cawtome & Cooksey para RV, em idosos institucionalizados, com queixas de alterações de equilíbrio e probabilidade de queda (PQ), visando à melhoria da QV e à percepção desses idosos sobre as limitações impostas pelos distúrbios do equilíbrio. Utilizou-se uma metodologia híbrida, buscando a integração de dados quantitativos e qualitativos, associando-se o estudo experimental ao fenomenológico, em uma população de trinta idosos asilados com queixas de alterações do equilíbrio. Os instrumentos de avaliação foram a Escala de Berg, Dizziness Handicap Inventory (DHI) e análise de conteúdo. Como conclusão do estudo, constatou-se que, na população estudada, a RV foi efetiva quanto à melhora dos sintomas de alteração do equilíbrio em relação à QV, à PQ e aos sentimentos de segurança e independência dos idosos.

Keywords : Dizziness Handicap Inventory (DHI); Equilíbrio; Escala de Berg; Idosos; Qualidade de vida; Reabilitação vestibular.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese