SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue6Epidemiological characteristics, functional capacity and factors associated with elders in a private health insuranceFunctional capacity, socioeconomic conditions and of health of elderly assisted by Family Health teams in Goiania (GO, Brazil) author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência & Saúde Coletiva

On-line version ISSN 1678-4561Print version ISSN 1413-8123

Abstract

VILARINO, Maria Aparecida Müller; LOPES, Marta Júlia Marques; BUENO, André Luís Machado  and  BRITO, Maria Regina Varnieri. Idosos vacinados e não vacinados contra a influenza: morbidade relatada e aspectos sociodemográficos, Porto Alegre (RS, Brasil), 2004. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, n.6, pp.2879-2886. ISSN 1678-4561.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000600025.

Aproveitando o evento da campanha nacional de vacinação de idosos contra o vírus influenza em 2004, realizou-se um estudo epidemiológico transversal descritivo com objetivo de comparar populações de idosos vacinadas e não vacinadas em relação à ocorrência de situações de doença ou internações hospitalares dentro do período de três meses após a vacinação. Não foi possível trabalhar com amostragem probabilística, e a tentativa de pareamento de idosos vacinados e não vacinados não teve sucesso devido à elevada cobertura vacinal observada (73% da população-alvo) e ao curto espaço de tempo para obter as entrevistas. O resultado da análise descritiva dos 1.130 idosos entrevistados foi muito interessante, mesmo não sendo possível inferir para o universo de idosos de Porto Alegre. Encontrou-se maior proporção na população vacinada de pessoas na faixa etária de 70 a 79 anos (42%) e na população não vacinada na faixa de 60 a 64 anos (40%). Os idosos vacinados são na maioria mais velhos; mulheres; têm plano de saúde; declaram renda mais elevada; realizam atividades físicas e não são fumantes. Os idosos não vacinados são na maioria homens; mais jovens; com menor renda; não realizam atividades físicas e são fumantes. Observou-se percentual menor de relato de pneumonias e internações hospitalares entre os vacinados em relação aos não vacinados.

Keywords : Idosos; Vacinação; Influenza.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )