SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue6Difficulties and rewards on aging: the elderly's self perceptionOral condition, habits and treatment necessity of institutionalized elders in Araras (SP, Brazil) author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

GARBIN, Cléa Adas Saliba et al. O envelhecimento na perspectiva do cuidador de idosos. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, n.6, pp. 2941-2948. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000600032.

Este estudo relata a percepção de cuidadores de idosos que atuam em três instituições de amparo ao idoso na cidade de Araçatuba, São Paulo. Foram abordadas questões em relação ao envelhecimento, motivações pessoais dos cuidadores em buscar trabalho com essa parcela da população, relacionamento com o idoso, dificuldades durante o trabalho e a satisfação encontrada junto ao idoso. Realizou-se entrevista com os cuidadores, e o material verbal coletado foi analisado utilizando a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Pôde-se perceber, através dos relatos, o envolvimento emocional do cuidador com seu trabalho, a sobrecarga física e emocional à qual está exposto. Relatos a respeito do envelhecimento também puderam ser coletados, além de questões de ordem social, que motivaram o cuidador a buscar esse tipo de trabalho. Os diversos olhares do cuidador nos impulsionam na busca de estratégias de capacitação teórica e suporte psicológico a esse grupo, pensando no seu bem-estar e no bem-estar do idoso.

Keywords : Idoso; Envelhecimento; Cuidadores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese