SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue6Design, implementation and evaluation of a health education program for the elderlyThe domestic violence against the elderly within the Family Health Program of Niterói (RJ, Brazil) author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

BOCCHI, Silvia Cristina Mangini et al. Movendo-se da reclusão à liberdade parcial: a experiência do cuidador familiar de idoso dependente assistido num centro-dia. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, n.6, pp. 2973-2981. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000600036.

O estudo teve como objetivos: compreender a experiência interacional cuidador familiar-idoso dependente apoiada por um Centro-Dia (CD), segundo a perspectiva do cuidador familiar, e desenvolver um modelo teórico representativo da experiência vivida por ele. Utilizou-se como referencial metodológico a Grounded Theory e como referencial teórico o Interacionismo Simbólico. As estratégias para a obtenção dos dados foram a observação e a entrevista. Dos resultados emergiu o fenômeno: sentindo-se apoiado pelo CD, pela força do vínculo com o idoso e pela espiritualidade para continuar desempenhando o papel desafiante de cuidador familiar de idoso dependente. O trabalho permitiu-nos compreender que dentre esses três pilares de apoio para enfrentamento da sobrecarga gerada pelo papel de familiar cuidador dependente, o modelo assistencial promovida pelo CD é o que se configurou como variável interveniente no processo de melhora da qualidade de vida do binômio cuidador familiar-idoso dependente. Isto nos possibilitou identificar a categoria central - movendo-se da reclusão à liberdade parcial: a experiência do cuidador familiar de idoso dependente assistido num CD.

Keywords : Idoso; Família; Assistência diurna.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English