SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue6Design, implementation and evaluation of a health education program for the elderlyThe domestic violence against the elderly within the Family Health Program of Niterói (RJ, Brazil) author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência & Saúde Coletiva

On-line version ISSN 1678-4561Print version ISSN 1413-8123

Abstract

BOCCHI, Silvia Cristina Mangini et al. Movendo-se da reclusão à liberdade parcial: a experiência do cuidador familiar de idoso dependente assistido num centro-dia. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, n.6, pp.2973-2981. ISSN 1678-4561.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000600036.

O estudo teve como objetivos: compreender a experiência interacional cuidador familiar-idoso dependente apoiada por um Centro-Dia (CD), segundo a perspectiva do cuidador familiar, e desenvolver um modelo teórico representativo da experiência vivida por ele. Utilizou-se como referencial metodológico a Grounded Theory e como referencial teórico o Interacionismo Simbólico. As estratégias para a obtenção dos dados foram a observação e a entrevista. Dos resultados emergiu o fenômeno: sentindo-se apoiado pelo CD, pela força do vínculo com o idoso e pela espiritualidade para continuar desempenhando o papel desafiante de cuidador familiar de idoso dependente. O trabalho permitiu-nos compreender que dentre esses três pilares de apoio para enfrentamento da sobrecarga gerada pelo papel de familiar cuidador dependente, o modelo assistencial promovida pelo CD é o que se configurou como variável interveniente no processo de melhora da qualidade de vida do binômio cuidador familiar-idoso dependente. Isto nos possibilitou identificar a categoria central - movendo-se da reclusão à liberdade parcial: a experiência do cuidador familiar de idoso dependente assistido num CD.

Keywords : Idoso; Família; Assistência diurna.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )