SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue6Moving from reclusion to partial freedom: the experience of family caregivers for disabled elderly persons assisted in a day care center author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

APRATTO JUNIOR, Paulo Cavalcante. A violência doméstica contra idosos nas áreas de abrangência do Programa Saúde da Família de Niterói (RJ, Brasil). Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, n.6, pp. 2983-2995. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000600037.

Este artigo investiga a magnitude e as características da violência contra idosos no domicílio por pessoas de confiança no bairro da Ilha da Conceição, em Niterói (RJ), adscritos ao Programa Saúde da Família. Através de um inquérito domiciliar, foram entrevistados 343 indivíduos com 60 anos ou mais, selecionados por amostragem aleatória simples. Para identificação de violência usou-se a Escala Tática de Conflitos. As informações sobre identificação, características demográficas e socioeconômicas foram obtidas pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio. Avaliou-se a saúde mental pelo Miniexame do Estado Mental. Para avaliação da capacidade funcional, usou-se o Health Assessment Questionnaire. Quanto à suspeita de uso de álcool pelos homens, utilizou-se o instrumento CAGE; para a idosa ou cuidadora, o instrumento TWEAK. 43% relataram pelo menos um episódio de violência psicológica. A violência física foi relatada por 9,6% dos entrevistados; 6,1% referiram ocorrência de violência física grave nesse período. A prevalência das diversas modalidades de violência foi maior entre os mais novos, com maior escolaridade, entre os que apresentam uma das patologias que caracterizam o idoso como tendo uma vulnerabilidade (depressão e/ou incontinência urinária/fecal e/ou diabetes e/ou reumatismo) e entre os que moram com maior número de indivíduos.

Keywords : Violência doméstica; Prevalência; Envelhecimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese