SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 suppl.1Abortion in Brazil: a household survey using the ballot box techniqueImaginary dimension and intersubjectivity in public health organizations: implications to managerial work and organizational change author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

BERNARDES, Anita Guazzelli  and  GUARESCHI, Neuza Maria de Fátima. Dever do Estado: metamorfoses da publicização da existência e produção de subjetividades. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, suppl.1, pp. 967-976. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000700003.

O objetivo deste artigo é problematizar o público no que tange às transformações que permitem passar de um discurso da saúde pública para um discurso da saúde coletiva. Focalizam-se as rupturas produzidas por um conjunto de práticas que permitem um outro jogo de posições possíveis. Parte-se de uma genealogia do público e do modo como este se transforma quando se articula a novos objetos no campo da saúde formulados pela reforma sanitária: o dever e a cidadania. Para esta análise, utilizam-se os conceitos foucaultianos de verdade, poder e subjetividade. Assim, este artigo discute a forma de configuração do público em termos de experiência de alteridade, experiência de população/pobreza/Estado/epidemias e experiência de saúde/Estado/dever/cidadania.

Keywords : Público; Dever; Cidadania; Produção de sujeitos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese