SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 suppl.1State duty: metamorphosis of the publicization of the existence and production of subjectivitiesMethodology for appropriation of production costs in the primary prenatal care author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência & Saúde Coletiva

On-line version ISSN 1678-4561Print version ISSN 1413-8123

Abstract

AZEVEDO, Creuza da Silva. A dimensão imaginária e intersubjetiva das organizações de saúde: implicações para o trabalho gerencial e para a mudança organizacional. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, suppl.1, pp.977-986. ISSN 1678-4561.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000700004.

Este artigo objetiva explorar caminhos teóricos para analisar a articulação entre a dinâmica intersubjetiva e a construção de processos de mudança em organizações públicas de saúde, discutindo particularmente o papel do gestor neste contexto. Para considerar o fenômeno organizacional, a perspectiva da psicossociologia francesa é apresentada, ganhando destaque a compreensão da dimensão imaginária, grupal e inconsciente das organizações. O trabalho gerencial, compreendido particularmente através da função de liderança, é tratado à luz de uma perspectiva grupal, de base psicanalítica, sendo ressaltado seu potencial estruturante para as organizações. Embora os gestores de organizações de saúde possam potencialmente propiciar o embate entre as forças dominantes do conformismo e as forças instituintes, que favorecem o vínculo e a mudança, a crise de natureza gerencial e assistencial que vivem os hospitais públicos leva a um esvaziamento das capacidades de intermediação social e psíquica desses gestores.

Keywords : Intersubjetividade e gestão; Trabalho gerencial e imaginário; Psicossociologia e gestão em saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )