SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 suppl.1Methodology for appropriation of production costs in the primary prenatal careSupply and demand of the medium-complexity/SUS: relation with primary health care author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

OLIVEIRA, Luisa Gonçalves Dutra de et al. Modelo de avaliação do programa de controle da tuberculose. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, suppl.1, pp. 997-1008. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000700006.

A implantação é uma das fases do "ciclo de política", correspondendo à execução de atividades para atingir metas predefinidas. Em outra perspectiva, a formulação e implantação de políticas representam um processo, sujeito à influência do contexto e de mecanismos intervenientes. A construção de modelos teóricos permite que a avaliação de políticas e programas ultrapasse a visão dicotômica insumos/resultados e possibilita o esclarecimento das razões do êxito da intervenção em contextos diversos e para diferentes grupos populacionais. A avaliação torna-se um instrumento para constante reformulação de uma política pública, podendo chegar à sua reversão ou substituição. Um estudo de avaliação com base na teoria do programa relaciona os mecanismos que levam à mudança. Um modelo de autoavaliação é proposto como forma de auxiliar o gestor na identificação de problemas, na caracterização de fatores favoráveis a intervenções exitosas e na mensuração dos efeitos. A presente proposta baseou-se em três estudos de avaliação de intervenções para o controle da tuberculose que utilizaram diferentes métodos e múltiplas fontes de evidência. Os principais resultados encontrados foram a falta de autonomia técnico-gerencial, a carência de recursos humanos, financeiros e materiais e a deficiência na integração entre programas para um melhor desenvolvimento das ações de controle.

Keywords : Avaliação; Modelo teórico; Programa de controle da tuberculose.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese