SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 suppl.1Association between Vitamin A deficiency and socioeconomic, nutritional and obstetric variablesOutbreak of diarrhea by rotavirus in Bom Jesus city, Piauí State author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

OLIVEIRA, Flávia Márcia; EMERICK, Ana Paula do Carmo  and  SOARES, Elisângela Guimarães. Aspectos epidemiológicos das doenças intestinais inflamatórias na macrorregião de saúde leste do Estado de Minas Gerais. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, suppl.1, pp. 1031-1037. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000700009.

A doença de Crohn e a colite ulcerativa são entidades clínicas distintas, porém relacionadas, que se incluem no grupo das doenças intestinais inflamatórias. Esse artigo trata-se de um estudo epidemiológico a fim de descrever a produção do conhecimento em doenças inflamatórias intestinais, levando em consideração os casos de internações registrados, decorrentes do agravamento da doença, nas unidades de saúde da macrorregião de saúde leste do Estado de Minas Gerais. As doenças inflamatórias intestinais são consideradas um dos grandes problemas da população moderna, uma vez que geram repercussões importantes na qualidade de vida de seus portadores, acarretando alterações no âmbito social, psicológico e profissional. Durante o período de 1998 a 2005, foram registradas 363 internações hospitalares, em função das doenças intestinais inflamatórias, distribuídas em 184 e 179 casos nos gêneros masculino e feminino, respectivamente. Em função da escassez de estudos e do número de internações na macrorregião leste do Estado de Minas Gerais, pesquisas devem ser conduzidas a fim de delinear o perfil dos pacientes portadores de doenças inflamatórias intestinais, bem como detectar as possíveis alterações biopsicossociais a fim de promover uma assistência multiprofissional, humanizada e baseada em evidências.

Keywords : Doenças intestinais inflamatórias; Fatores biológicos; Epidemiologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese