SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 suppl.1Outbreak of diarrhea by rotavirus in Bom Jesus city, Piauí StateHuman papillomavirus and public health: cervical cancer prevention author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

MARTINS, Patrícia Vieira  and  CAPONI, Sandra. Hanseníase, exclusão e preconceito: histórias de vida de mulheres em Santa Catarina. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, suppl.1, pp. 1047-1054. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000700011.

Este artigo consta de notas históricas sobre a hanseníase, desde a descoberta do bacilo até o tratamento realizado nos dias atuais. Busca analisar a percepção de algumas mulheres, ex-pacientes de hanseníase, moradoras do Hospital Santa Teresa, localizado em São Pedro de Alcântara, Santa Catarina, sobre o estigma, preconceito e exclusão que elas sofreram e ainda sofrem nos dias atuais. Utilizamos a história oral de três mulheres para a realização dessa pesquisa e constatamos como a consequência deste tratamento "excludente" ao longo dos anos construiu um certo repúdio em torno da doença. A busca e a afirmação da identidade do sujeito estigmatizado tornou-se uma constante. O modelo de aceitação social almejado e o fato de ser reconhecido como diferente e não discriminado é a grande questão.

Keywords : Hanseníase; Lepra; Exclusão; Estigma; Isolamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese