SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 suppl.1Human papillomavirus and public health: cervical cancer preventionPrevalence of risk factors for cardiovascular diseases in the east region of Goiânia, Goiás State author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência & Saúde Coletiva

On-line version ISSN 1678-4561Print version ISSN 1413-8123

Abstract

POMBO, Carla Mônica Nunes; ALMEIDA, Paulo César de  and  RODRIGUES, Jorge Luiz Nobre. Conhecimento dos profissionais de saúde na Unidade de Terapia Intensiva sobre prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, suppl.1, pp.1061-1072. ISSN 1678-4561.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000700013.

A Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAVM) é a mais importante e comum infecção que acomete os pacientes críticos ventilados mecanicamente nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Este estudo, de natureza quantitativa, objetivou avaliar o conhecimento dos profissionais de saúde sobre a prevenção da PAVM em duas UTI de dois hospitais públicos de Fortaleza (CE), de junho a julho de 2006. Aplicou-se um questionário a 104 profissionais, utilizando a escala de conceitos de Likert, que serviu de parâmetro e referência para avaliação. Foram calculadas as médias e desvio padrão e analisou-se o conhecimento dos profissionais em relação à PAVM. Verificaram-se as associações entre o conhecimento sobre a prevenção da PAVM e as demais variáveis, por meio dos testes de χ2, de Fisher-Freeman-Halton, sendo fixado o nível de significância de 5%. Os resultados obtidos sugeriram que o conhecimento dos profissionais de saúde das duas UTI a respeito da prevenção da PAVM se mostrou insuficiente. Concluímos que, de maneira geral, independentemente da categoria profissional, o conhecimento sobre a PAVM e fatores de risco a ela associada foi apenas regular e que a preparação dos profissionais estava abaixo do esperado, sendo em algumas situações bastante preocupante.

Keywords : Pneumonia; Ventilação mecânica; Unidade de Terapia Intensiva.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )