SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 suppl.1Human papillomavirus and public health: cervical cancer preventionPrevalence of risk factors for cardiovascular diseases in the east region of Goiânia, Goiás State author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

POMBO, Carla Mônica Nunes; ALMEIDA, Paulo César de  and  RODRIGUES, Jorge Luiz Nobre. Conhecimento dos profissionais de saúde na Unidade de Terapia Intensiva sobre prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, suppl.1, pp. 1061-1072. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000700013.

A Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAVM) é a mais importante e comum infecção que acomete os pacientes críticos ventilados mecanicamente nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Este estudo, de natureza quantitativa, objetivou avaliar o conhecimento dos profissionais de saúde sobre a prevenção da PAVM em duas UTI de dois hospitais públicos de Fortaleza (CE), de junho a julho de 2006. Aplicou-se um questionário a 104 profissionais, utilizando a escala de conceitos de Likert, que serviu de parâmetro e referência para avaliação. Foram calculadas as médias e desvio padrão e analisou-se o conhecimento dos profissionais em relação à PAVM. Verificaram-se as associações entre o conhecimento sobre a prevenção da PAVM e as demais variáveis, por meio dos testes de χ2, de Fisher-Freeman-Halton, sendo fixado o nível de significância de 5%. Os resultados obtidos sugeriram que o conhecimento dos profissionais de saúde das duas UTI a respeito da prevenção da PAVM se mostrou insuficiente. Concluímos que, de maneira geral, independentemente da categoria profissional, o conhecimento sobre a PAVM e fatores de risco a ela associada foi apenas regular e que a preparação dos profissionais estava abaixo do esperado, sendo em algumas situações bastante preocupante.

Keywords : Pneumonia; Ventilação mecânica; Unidade de Terapia Intensiva.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese