SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 suppl.1Prevalence of risk factors for cardiovascular diseases in the east region of Goiânia, Goiás StateBuccal manifestations in patients submitted to chemotherapy author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

SOUZA, Paula Andreza de Carvalho et al. Ocorrência de enteroparasitoses em portadores de transtornos mentais assistidos na Clínica de Repouso São Marcello em Aracaju (SE). Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, suppl.1, pp. 1081-1084. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000700015.

A transmissão inter-humana, o baixo nível de higiene pessoal, o hábito de coprofagia, entre outros, contribuem para a disseminação de enteroparasitoses em portadores de transtornos mentais. No presente trabalho, verificou-se a ocorrência de enteroparasitas em portadores de transtornos mentais assistidos na Clínica de Repouso São Marcello, Aracaju (SE), no período de fevereiro a maio de 2006, bem como se rastreou os aspectos epidemiológicos de contágio. Para tanto, realizaram-se exames coproparasitológicos, sendo as amostras manipuladas pela técnica de Hoffmann, Pons ou Jannes (1932), e os dados epidemiológicos foram obtidos a partir de questionários aplicados aos responsáveis. Observou-se que 62,22% dos pacientes apresentaram-se infectados por pelo menos um parasito. Percebeu-se, também, uma inadequação no que se refere ao saneamento básico, moradia e hábitos de higiene pessoal. Este estudo realçou a importância de um monitoramento constante com relação às parasitoses e a observância insistente das condições que favorecem a transmissão.

Keywords : Transtornos mentais; Enteroparasitoses; Epidemiologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese