SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 suppl.1Clinico-epidemiological aspects associated with penile cancerLearning through diabetes operative groups: an ethnographical approach author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

BARBOSA, Aline May; RIBEIRO, Dayane Machado  and  CALDO-TEIXEIRA, Angela Scarparo. Conhecimentos e práticas em saúde bucal com crianças hospitalizadas com câncer. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, suppl.1, pp. 1113-1122. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000700019.

O objetivo do estudo foi avaliar os conhecimentos e práticas em saúde bucal (SB) com crianças hospitalizadas com câncer. A amostra foi composta pela equipe de enfermagem, cuidadores e crianças. Foi aplicado um questionário relacionado ao conhecimento geral sobre SB, métodos e instrumentos utilizados para a higiene oral (HO) e dados socioeconômicos. Baseado nos resultados, quem realiza a HO das crianças são os cuidadores (90,7%), que receberam orientações da equipe de enfermagem em 21,4% dos casos. Com relação ao desconforto na cavidade bucal, a equipe de enfermagem reportou que todos apresentaram manifestações clínicas, enquanto apenas 62,8% dos cuidadores reportaram casos. Todos os participantes consideram importante haver um CD no setor de oncologia. Pôde-se concluir que não existe um protocolo de cuidados com a higiene bucal de crianças hospitalizadas com câncer e que as manifestações bucais mais frequentes entre os pacientes em tratamento antineoplásico foram: mucosite, enjoos, vômitos, xerostomia e ausência de paladar.

Keywords : Odontologia hospitalar; Oncologia; Educação em saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese