SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 suppl.1Knowledge and practices of oral health on hospitalized children with cancerEnfuvirtide in the treatment of AIDS patient: the turning point author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

ALMEIDA, Shirley Pereira de  and  SOARES, Sônia Maria. Aprendizagem em grupo operativo de diabetes: uma abordagem etnográfica. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, suppl.1, pp. 1123-1132. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000700020.

O presente trabalho, elaborado a partir da dissertação, aborda um dos núcleos temáticos que emergiu da pesquisa durante o curso de mestrado na Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Para a compreensão da aprendizagem em grupo, utilizamos como referencial teórico Pichon-Riviére. Para esse autor, aprendizagem é um dos indicadores de fundamental importância no processo grupal. A partir do processo interacional, estabelece-se uma situação de aprendizagem, que permite aos integrantes apropriarem-se da realidade, mutuamente, e compartilhar pensamentos e conhecimentos. A concepção dos entrevistados de que o grupo proporciona o aprendizado no manejo do diabetes pode ser observado na maioria dos depoimentos. O núcleo temático "Grupo como espaço de aprendizagem e transformação" desvela concepções e significados que traduziram a experiência que as pessoas vivenciaram no grupo. Trata-se de um estudo etnográfico desenvolvido junto a treze pessoas diabéticas participantes de grupo de uma Unidade Básica de Saúde da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Minas Gerais. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada, observação participante e análise documental. A análise dos dados foi orientada pela análise de conteúdo de Bardin.

Keywords : Grupo; Aprendizagem; Diabetes mellitus.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese