SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 suppl.1Learning through diabetes operative groups: an ethnographical approachThe philosophical and historical bases of the care and the call of sexual partners in HIV/AIDS as a form to look after author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

TORRES, Daniele Viana Maia  and  MIRANDA, Karla Corrêa Lima. Enfuvirtida para o tratamento do paciente com aids: o divisor de águas. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, suppl.1, pp. 1133-1142. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000700021.

O estudo, realizado em um Hospital de Referência em Doenças Infecciosas do Ceará, de fevereiro de 2006 a fevereiro de 2007, visou identificar o perfil sociodemográfico dos usuários de Enfuvirtida e as principais dificuldades e facilidades encontradas por eles durante o tratamento anterior e o atual. A amostra inicial teve 23 pacientes; destes, 18 concordaram em participar. A análise descritiva dos dados quantitativos foi realizada pela distribuição de frequências e os dados qualitativos, submetidos à análise de conteúdo. Observou-se que 83% eram do sexo masculino, 78% eram solteiros e a maioria tinha entre 30 e 52 anos e em média oito anos e meio de tratamento antirretroviral. Dos dados qualitativos, emergiram as categorias (1) Tratamento anterior: dificuldades e adversidades e (2) Tratamento atual: da cognição à habilidade. As dificuldades dos tratamentos anteriores eram o tamanho e a quantidade elevada de comprimidos e aos efeitos colaterais; a facilidade apontada foi o fácil manejo da medicação. Quanto ao tratamento atual, as dificuldades foram a autoadministração e os nódulos nos locais de aplicação da Enfuvirtida e as facilidades, a ausência de efeitos gastrointestinais e melhora da carga viral. É importante implementar um trabalho interdisciplinar que ajude os pacientes a vencer as dificuldades no tratamento, além de trabalhos em grupos para melhor abordar as dificuldades e ajudar a aumentar a adesão à terapêutica.

Keywords : Aids; Tratamento; Enfuvirtida.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese