SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 suppl.1The philosophical and historical bases of the care and the call of sexual partners in HIV/AIDS as a form to look afterRejecting or prioritizing life? The ambiguities of aids biopolitics in Uruguay author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

CRUZEIRO, Ana Laura Sica et al. Comportamento sexual de risco: fatores associados ao número de parceiros sexuais e ao uso de preservativo em adolescentes. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, suppl.1, pp. 1149-1158. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000700023.

O objetivo deste estudo foi avaliar os fatores associados ao número de parceiros sexuais, no último ano, e ao uso de preservativo nas últimas três relações sexuais, entre jovens de quinze e dezoito anos de idade. Trata-se de um estudo transversal com 960 adolescentes. Foram consideradas duas variáveis dicotomizadas como indicativas de comportamentos sexuais de risco: dois ou mais parceiros sexuais nos últimos doze meses e uso ocasional de camisinha nas três últimas relações. Foi investigada a associação destes comportamentos com nível socioeconômico, sexo, escolaridade do adolescente e dos pais, idade, religião, morar com os pais, trabalho remunerado, uso de drogas, tabagismo, consumo de álcool e uso de bebidas alcoólicas na última relação sexual. Para a análise estatística, utilizou-se o modelo de regressão de Poisson. O número de parceiros sexuais nos últimos doze meses associou-se ao sexo, escolaridade do adolescente, uso de drogas ilícitas e cigarro no último mês, assim como consumo de bebida alcoólica antes da última relação sexual. O uso ocasional de preservativo associou-se ao sexo feminino e à baixa escolaridade materna. Os fatores associados ao aumento do número de parceiros sexuais apontam para a forte inter-relação entre comportamentos de risco.

Keywords : Comportamento sexual; Adolescência; Adolescente; Camisinha; Preservativo; Parceiros sexuais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese