SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 suppl.1HIV/aids and middle aged: knowledge assessment of people from Vale do Sinos, Rio Grande do Sul State, BrazilMonitoring and evaluation of adherence to ARV treatment for HIV/aids: challenges and possibilities author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

LUZ, Priscilla Mesquita; MIRANDA, Karla Correa Lima  and  TEIXEIRA, Juliana Maria Cavalcante. As condutas realizadas por profissionais de saúde em relação à busca de parceiros sexuais de pacientes soropositivos para o HIV/aids e seus diagnósticos sorológicos. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, suppl.1, pp. 1191-1200. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000700028.

Este artigo analisa a atuação dos profissionais que realizam o acompanhamento ao portador do HIV/aids no sentido de identificar qual é a sua conduta frente à comunicação ou não da soropositividade do paciente ao seu parceiro sexual no Hospital São José de Doenças Infecciosas, localizado no município de Fortaleza (CE). O estudo é de caráter exploratório com abordagem qualitativa. Participaram do estudo os profissionais de saúde da própria instituição que realizavam acompanhamento ambulatorial ao portador do HIV/aids. A coleta dos dados foi feita através de uma entrevista semiestruturada. As discussões dos dados foram feitas através da análise de conteúdo, sendo possível identificar que os profissionais vivenciam dificuldades pessoais e institucionais e que não se sentem amparados pela instituição em relação à convocação de parceiros. Nesse sentido, faz-se necessária a criação de um protocolo para a convocação dos parceiros sexuais.

Keywords : Profissionais; Saúde; Parceiros sexuais; HIV [aids].

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese