SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 suppl.1The behaviors carried through for professionals of health in relation the search of sexual partners of patients soropositive for the HIV/aids and its diagnostic serologicValidation of National College Health Risk Behavior Survey to be use with Brazilian college students author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

POLEJACK, Larissa  and  SEIDL, Eliane Maria Fleury. Monitoramento e avaliação da adesão ao tratamento antirretroviral para HIV/aids: desafios e possibilidades. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, suppl.1, pp. 1201-1208. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000700029.

Devido aos avanços nas pesquisas e possibilidades de tratamento, a aids tornou-se uma doença crônica, com aumento relevante da qualidade de vida de pessoas acometidas, o que traz novos desafios para sua compreensão e enfrentamento. Nessa perspectiva, a adesão ao tratamento antirretroviral tem sido priorizada nas políticas públicas de países como o Brasil. O objetivo do artigo é discutir as possibilidades e desafios no processo de monitoramento e avaliação da adesão ao tratamento antirretroviral, bem como as vantagens e desvantagens das técnicas disponíveis para sua aferição, com destaque para o trabalho com pessoas de baixa escolaridade e em países com recursos limitados. Conclui-se que é necessário considerar aspectos logísticos, conceituais e empíricos na escolha de métodos para monitorar a adesão, tendo por base os contextos socioculturais e econômicos, principalmente em países com recursos limitados. Conclui-se também que identificar formas mais adequadas e efetivas de medir a adesão ainda se constitui em desafios para pesquisadores e profissionais de saúde que atuam em HIV/aids.

Keywords : HIV/aids; Terapia antirretroviral; Adesão a tratamento; Avaliação da adesão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese