SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 suppl.1Validation of National College Health Risk Behavior Survey to be use with Brazilian college studentsImplementation degree assessment of the Hospital Urgency Care Qualification Program (Qualisus) author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

CARNEIRO, Ana Jaqueline Santiago  and  COELHO, Edméia de Almeida Cardoso. Aconselhamento na testagem anti-HIV no ciclo gravídico-puerperal: o olhar da integralidade. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, suppl.1, pp. 1216-1226. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000700031.

A sorologia para HIV em mulheres no pré-natal e os testes rápidos anti-HIV em maternidade devem ser realizados com aconselhamento pré e pós-teste. Na prática, observa-se que esse nem sempre é realizado, predominando o cumprimento de procedimentos técnicos destinados a prevenir a transmissão vertical. O objetivo deste estudo foi analisar o cuidado profissional a mulheres que tomaram conhecimento da positividade para o HIV durante o trabalho de parto ou puerpério. Trata-se de estudo exploratório de natureza qualitativa, utilizando como categorias analíticas gênero e integralidade. Participaram do estudo doze puérperas usuárias de um centro de referência para HIV/aids, em Salvador (BA). Foi recortado para este artigo o olhar das mulheres sobre o aconselhamento no processo de testagem para o HIV. Os resultados foram produzidos a partir de entrevista semiestruturada e analisados pela técnica de análise de discurso segundo Fiorin. A análise revelou que a testagem anti-HIV foi incorporada à prática clínica sem aconselhamento em nenhuma das etapas da atenção ao ciclo gravídico-puerperal, na realidade investigada. As relações entre profissionais e usuárias refletem mecanismos de poder que comprometem a autonomia das mulheres, distanciando o cuidado da perspectiva da integralidade.

Keywords : HIV [aids]; Transmissão vertical; Teste rápido; Aconselhamento; Integralidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese