SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 suppl.1Counseling in HIV testing in the pre and post labor periods: the look of the integralityThe profile of antimicrobial utilization in a private hospital author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

GUSMAO-FILHO, Fernando Antônio Ribeiro de; CARVALHO, Eduardo Freese de  and  ARAUJO JUNIOR, José Luiz do Amaral Correia de. Avaliação do grau de implantação do Programa de Qualificação da Atenção Hospitalar de Urgência (Qualisus). Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, suppl.1, pp. 1227-1238. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000700032.

O presente artigo tem por objetivo avaliar o grau de implantação do Programa de Qualificação da Atenção Hospitalar de Urgência (Qualisus) em três hospitais de alta complexidade do SUS do município do Recife, Pernambuco. Foi realizada uma avaliação normativa, levando-se em conta atributos estruturais e do processo de trabalho relativos às dimensões do acolhimento e direitos dos usuários e da resolutividade diagnóstica e terapêutica dos serviços. O grau de implantação do programa foi avaliado como intermediário nos três hospitais. O artigo detalha e discute os achados referentes ao grau de implantação das ações que compõem o programa nos três serviços.

Keywords : Avaliação de programas; Qualidade da assistência à saúde; Serviços de emergência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese