SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 suppl.1The influence of intellectual capital in performance evaluation: a case-study in the hospital sectorHospital food: perceptions of patients in a public hospital with a proposal of humanized author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

SEKYIA, Shigeru Ricardo  and  LUZ, Talita Ribeiro da. Mudança organizacional: implantação da Iniciativa Hospital Amigo da Criança. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, suppl.1, pp. 1263-1273. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000700035.

Evidências empíricas apontam o relevante papel do aleitamento materno para a redução da mortalidade infantil. A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) é uma ação mundial, idealizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que visa promover, proteger e apoiar a prática do aleitamento materno e a prevenção do desmame precoce. O objetivo deste artigo é identificar as principais mudanças organizacionais ocorridas em duas instituições hospitalares, localizadas em Minas Gerais, que implementaram a IHAC. A análise realizada baseou-se em seis perspectivas, tomando como base o quadro analítico de Motta: estratégica, estrutural, cultural, humana, tecnológica e política. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, utilizando-se como método de coleta de dados a entrevista semiestruturada, aplicada em todos os níveis hierárquicos. Para a interpretação dos dados, adotou-se a análise de conteúdo. Nos casos estudados, concluiu-se que a implantação da IHAC implicou mudanças e melhorias na gestão, principalmente pelo estabelecimento de padronização de procedimentos e de treinamento de pessoal. Verificou-se que as mudanças culturais e tecnológicas ocorreram de forma mais intensa e que as menos percebidas foram as mudanças políticas e as estratégicas.

Keywords : Mudanças organizacionais; Aleitamento materno; Gestão em saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese