SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 suppl.1Organizational change: the implementation of children-friendly hospitalsItinerario terapéutico de los usuarios de una urgencia hospitalar author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

DEMARIO, Renata Léia; SOUSA, Anete Araújo de  and  SALLES, Raquel Kuerten de. Comida de hospital: percepções de pacientes em um hospital público com proposta de atendimento humanizado. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, suppl.1, pp. 1275-1282. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000700036.

O objetivo do estudo foi conhecer a percepção de pacientes sobre a alimentação em um hospital de referência para a Política Nacional de Humanização. Trata-se de uma pesquisa qualitativa para a qual foram realizadas 26 entrevistas em profundidade, semiestruturadas, aplicadas a pacientes adultos e idosos internados há quatro ou mais dias em clínicas médicas. O estudo revelou que os pacientes aprovam o bom atendimento e consideram o cuidado humanizado da equipe de saúde; percebem a alimentação como parte das regras da instituição e a relacionam com a doença e com a recuperação da saúde; consideram que a presença de acompanhante, o ambiente hospitalar, medicamentos e aspectos sensoriais influenciam a aceitação da alimentação. O horário das refeições foi considerado modelo a ser seguido. Os pacientes demonstraram dificuldade em opinar sobre mudanças na alimentação ou sobre suas rotinas. A refeição é um momento de interação entre os próprios pacientes, acompanhantes e equipe de saúde. O estudo concluiu que comer bem no hospital depende do que os pacientes podem ou não comer devido a sua doença, revelando que, possivelmente, não haja identificação da alimentação hospitalar com a sua história alimentar, preferências ou hábitos adquiridos ao longo de sua vida.

Keywords : Alimentação coletiva; Pacientes; Unidade de alimentação e nutrição hospitalar; Pesquisa qualitativa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese