SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 suppl.1Use of complementary therapies by mothers in their children: study at an university hospitalAdministration of the human acting: a case study in a General Hospital of Fortaleza, Ceará State author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

VENDEMIATTI, Mariana et al. Conflito na gestão hospitalar: o papel da liderança. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, suppl.1, pp. 1301-1314. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000700039.

O estudo contextualiza o processo de profissionalização da gestão hospitalar e destaca os desafios para a atuação das lideranças para lidar com a dimensão do conflito existente entre as subculturas médica, de enfermagem e administrativa. Trata-se de pesquisa descritiva, quanto aos fins, e pesquisa de campo, quanto aos meios, e os instrumentos de investigação foram observação participante e entrevista. A amostra envolveu trinta profissionais da organização. Os dados indicam que os conflitos entre as subculturas são derivados das formas de controle do trabalho, divergência de interesses e desigualdade de tratamento social. Nesse sentido, a atuação da liderança deve deslocar-se de uma perspectiva do comando e controle para outra mais subjetiva, como a construção de relações de confiança, a mediação ou ainda a atribuição de significado para a ação dos liderados. A ênfase do processo de gestão estaria apoiada na construção de relações de alteridade, entre sujeitos, orientada por processos de diálogo e negociação.

Keywords : Gestão hospitalar; Liderança; Cultura organizacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese