SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 suppl.1Hospital management conflict: the leadership roleThe role of dermatosis on diabetes patient's quality of life author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

FONTENELE, Maria de Fátima Marrocos. Gestão do desempenho humano: um estudo de caso em um Hospital Geral de Fortaleza (CE). Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, suppl.1, pp. 1315-1324. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000700040.

A temática deste trabalho apresenta questões sobre a prática da avaliação de desempenho funcional em uma organização pública de saúde. Este eixo de análise ganha destaque a partir das dificuldades de desenvolvimento de sistemas de avaliação com alianças entre políticas de concessão de incentivos financeiros, em um contexto cultural peculiar. Nesse sentido, é necessário admitir os limites dessa ferramenta gerencial. A partir de uma pesquisa qualitativa, utilizou-se um roteiro semiestruturado de perguntas aplicado aos servidores de um hospital geral público do Estado do Ceará. Obteve-se a caracterização do sistema de avaliação de desempenho utilizado pela instituição, podendo-se verificar sua adequação aos modelos propostos na literatura e a pertinência de seus propósitos com as percepções e expectativas dos servidores pesquisados.

Keywords : Gestão do desempenho em saúde; Sistemas de avaliação de desempenho; Incentivos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese