SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 suppl.1Hepatitis B virus: serum response to vaccine in teaching hospital cleanersEstimate of iron and vitamin C intake in adolescents during the menstrual cycle phases author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

TAVARES, Jeane Saskya Campos  and  TRAD, Leny Alves Bomfim. Estratégias de enfrentamento do câncer de mama: um estudo de caso com famílias de mulheres mastectomizadas. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, suppl.1, pp. 1349-1358. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000700044.

Este estudo pretendeu conhecer e analisar estratégias de enfrentamento do câncer de mama desenvolvidas por famílias que têm entre seus membros mulheres com esta doença. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e observações em residências de cinco famílias de mulheres com diagnóstico de câncer de mama, totalizando 21 entrevistados, em diferentes estágios da doença e tratamento num hospital especializado em oncologia. Foram investigadas estratégias das categorias: busca de informação, ação direta, inibição de ação, esforços intrapsíquicos, voltar-se para os outros. Destacaram-se no processo de enfrentamento do câncer a relação dialética entre as estratégias de pacientes e familiares, a participação ativa e constante dos membros das famílias de origem e extensa e as características da instituição em que as mulheres com câncer de mama foram atendidas.

Keywords : Câncer de mama; Família; Enfrentamento - processos; Mastectomia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese