SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 suppl.1Mental images around pregnancyDoes the consumption of salt and food rich in sodium influence in the blood pressure of the infants? author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

KIM, Daniel Dongiu et al. Saber é prevenir: uma nova abordagem no combate ao câncer de mama. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, suppl.1, pp. 1377-1381. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000700047.

No Brasil, dados do Ministério da Saúde apontam o câncer de mama como principal causa de morte em mulheres, apesar dos avanços no diagnóstico e tratamento desta enfermidade. Sucessivas campanhas de esclarecimento à população enfatizaram os meios disponíveis para prevenção: autoexame, exame clínico por profissional da saúde e a mamografia. Apesar da sua importância, estas estratégias isoladamente não reduziram a incidência deste agravo à saúde, já que não atuam nos fatores predisponentes para sua iniciação. O objetivo desse estudo foi desenvolver uma atividade de promoção à saúde através do reforço de conhecimentos existentes e agregação de novas informações sobre o câncer de mama no contexto de Unidade Básica de Saúde. Trata-se de um estudo transversal de intervenção pedagógica em salas de espera de Unidade Básica de Saúde. A intervenção pedagógica foi realizada através de questionário interativo, palestra informativa e discussão livre sobre o tópico, associados à avaliação quantitativa e qualitativa desta intervenção. A abordagem proposta foi positiva, uma vez que houve melhora quantitativa e qualitativa da compreensão do público sobre os temas abordados, boa interatividade entre os palestrantes e o público, e criação de agentes multiplicadores de conhecimento.

Keywords : Prevenção de câncer de mama; Estratégia em saúde pública.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese