SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 suppl.1Does the consumption of salt and food rich in sodium influence in the blood pressure of the infants?Historical evolution of utensils used to feed non breastfed infants author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

MARQUES, Emanuele Souza et al. A influência da rede social da nutriz no aleitamento materno: o papel estratégico dos familiares e dos profissionais de saúde. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, suppl.1, pp. 1391-1400. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000700049.

Objetivou-se levantar e categorizar trabalhos científicos sobre a influência da rede social da lactante no contexto da amamentação. Para isto, realizou-se uma revisão bibliográfica nas principais bases de dados em saúde (MEDLINE, LILACS, SciELO), utilizando como palavras chaves os descritores: aleitamento materno, desmame e família (e suas versões em inglês e espanhol). Foram consultados também livros, teses, dissertações, publicações em órgãos internacionais e nacionais (OMS, UNICEF, Ministério da Saúde). Pode-se observar que os atores que compõem a rede social da nutriz são capazes de exercer interferência na decisão de amamentar, através de diferentes âmbitos, tais como o incentivo/apoio à iniciativa; o repasse de conhecimentos e valores culturais; a tradição familiar e o cultivo do desinteresse/desestímulo e da pressão exercida sobre a lactante em relação à forma de alimentar a criança. Destarte, pode-se inferir sobre a necessidade de implementação de novas práticas de saúde no que tange à forma de cuidado a este grupo populacional. Vale ressaltar a importância de que os profissionais se capacitem para uma escuta sensível sobre o significado da lactação desde o olhar da nutriz. Por fim, destaca-se o papel importante da rede social da lactante, principalmente a família, para o sucesso da amamentação.

Keywords : Aleitamento materno; Desmame; Família; Nutriz.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese