SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 suppl.1The influence of the social net of lactating mothers in the breastfeeding: the strategic role of the relatives and professionals of healthAssistance to obstetrical deliveries in São Leopoldo, Rio Grande do Sul State: a population-based study author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

CASTILHO, Silvia Diez; BARROS FILHO, Antonio de Azevedo  and  COCETTI, Monize. Evolução histórica dos utensílios empregados para alimentar lactentes não amamentados. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, suppl.1, pp. 1401-1410. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000700050.

O objetivo desse artigo de revisão é descrever os utensílios empregados ao longo da história para alimentar lactentes não amamentados. O levantamento bibliográfico foi realizado nas bases de dados MEDLINE, LILACS e SciELO, de 1966 a 2007. Para a análise documental, foram processadas buscas na Internet, em enciclopédias, livros de arte, história e museus. Utensílios manufaturados com materiais e formas variadas, dependendo da disponibilidade, poder aquisitivo e cultura, foram empregados desde os primórdios da história para alimentar bebês que, por diferentes motivos, deixaram de ser amamentados. Muitos objetos coexistiram na mesma época e local, outros em tempos e pontos geográficos distantes. A aceitação de uma nova alternativa ocorria sem evidência que comprovasse ou apontasse para os benefícios da mudança. Alguns utensílios voltaram a ser empregados embora a mortalidade infantil fosse elevada à época em que foram utilizados. No início do século XX, as mamadeiras assumiram a forma cilíndrica cônica. A tecnologia trouxe avanços no sentido de melhorar a higienização e possibilitar o controle da contaminação. O vidro deu lugar ao plástico e os bicos de borracha, aos de silicone, mas a mamadeira, como a conhecemos hoje, é a mesma de cem anos atrás.

Keywords : Amamentação; Desmame; Alimentação artificial; História.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese