SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 suppl.1Trichomoniasis: prevalence in the female gender in 2004-2005 in Sergipe State, BrazilThe effect of Ai Chi method in fybromialgic patients author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

FERREIRA, Vanessa Alves et al. Desigualdade, pobreza e obesidade. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, suppl.1, pp. 1423-1432. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000700053.

Estudos nacionais têm demonstrado a relação positiva entre desigualdade, pobreza e obesidade, revelando a singularidade e a complexidade da transição nutricional no Brasil. Nesta direção, as mulheres constituem um grupo vulnerável à dinâmica da obesidade no contexto da pobreza. Tal fato impõe o aprofundamento teórico e a realização de pesquisas que possibilitem uma maior aproximação com o fenômeno em questão. Nesta perspectiva, o estudo analisou o cotidiano de vida de mulheres pobres e obesas, usuárias de unidades básicas de saúde da cidade de Diamantina, Vale do Jequitinhonha (MG). Os resultados revelaram a imbricada relação entre obesidade feminina e pobreza. Os aspectos culturais e materiais de vida, assim como as diferentes concepções de alimentação e de corpo, demonstraram ser elementos fundamentais para a análise das múltiplas faces da obesidade entre o grupo investigado. Frente a esses resultados, torna-se oportuno fomentar políticas públicas que promovam maior equidade, ampliando o acesso desses grupos aos principais recursos para a prevenção e o combate à obesidade.

Keywords : Pobreza; Obesidade; Estado nutricional; Hábitos alimentares.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese