SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 suppl.1Family health assistance according to the psychoanalysis approaches: a proposal for caringKnowledge production on family health care author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

MOURA, Marcoeli Silva de et al. Perfil e práticas de saúde bucal do agente comunitário de saúde em municípios piauienses de pequeno porte. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, suppl.1, pp. 1487-1495. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000700061.

O objetivo desta pesquisa foi traçar o perfil demográfico e práticas de saúde bucal do ACS, em cidades de pequeno porte do Estado do Piauí. Foram selecionados quatro municípios: Água Branca, Piracuruca, Queimada Nova e Simões. O método utilizado foi o transversal observacional descritivo. Foram aplicados questionários a 109 ACS, constituídos de 28 perguntas fechadas. Os dados foram transferidos para planilha do programa ExcelÒ, tabulados e analisados. Pelos dados obtidos, foi possível concluir que: (1) o agente comunitário de saúde do interior do Piauí é predominantemente do sexo feminino, casado, com idade entre 20-39 anos, tem em média de um a três filhos, com grau de escolaridade médio acima de nove anos, renda de um salário mínimo, residindo em média há 24 anos na comunidade; (2) a grande maioria dos ACS não foi capacitada, não assistiu palestras educativas sobre saúde bucal; entretanto, quase a metade realiza atividades em saúde bucal, mas não as registra; (3) a autopercepção sobre o conhecimento em saúde bucal pelos ACS predominou entre conceitos regular e bom, o que coincidiu com o percentual de acertos ao questionário aplicado.

Keywords : Agente comunitário de saúde; Promoção de saúde bucal; Programa Saúde da Família.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese