SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 suppl.1Nurses and doctors turnover: an impasse in the implementation of the Family Health StrategyThe health and risks of fishermen and crab catchers of Guanabara Bay author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência & Saúde Coletiva

On-line version ISSN 1678-4561Print version ISSN 1413-8123

Abstract

KELL, Maria do Carmo Gomes  and  SHIMIZU, Helena Eri. Existe trabalho em equipe no Programa Saúde da Família?. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, suppl.1, pp.1533-1541. ISSN 1678-4561.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000700065.

O objetivo do estudo foi conhecer como se desenvolve o trabalho em equipe no Programa Saúde da Família. Utilizou-se metodologia qualitativa. Foi realizado no Município de Santo Antonio do Descoberto (GO), com quatro equipes básicas completas há mais de seis meses. Foram feitos grupos focais, em duas etapas, a primeira com elementos de cada equipe individualmente e, posteriormente, com integrantes das quatro equipes. Para a análise, empregou-se a técnica de discurso do sujeito coletivo. Evidenciou-se que os sujeitos representam o trabalho em equipe como a união dos integrantes na busca de um objetivo comum, o processo de trabalho ocorre de forma parcelar, pois as funções se realizam de forma isolada ou compartilhada, mas não interativa ou integrada. A ausência de articulação das ações dificulta que as equipes encontrem espaços para a elaboração de projeto assistencial local que atenda as necessidades mais amplas da população.

Keywords : Equipe de assistência ao paciente; Programa Saúde da Família; Atenção primária à saúde; Saúde da família.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )