SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 suppl.1Nurses and doctors turnover: an impasse in the implementation of the Family Health StrategyThe health and risks of fishermen and crab catchers of Guanabara Bay author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

KELL, Maria do Carmo Gomes  and  SHIMIZU, Helena Eri. Existe trabalho em equipe no Programa Saúde da Família?. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, suppl.1, pp. 1533-1541. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000700065.

O objetivo do estudo foi conhecer como se desenvolve o trabalho em equipe no Programa Saúde da Família. Utilizou-se metodologia qualitativa. Foi realizado no Município de Santo Antonio do Descoberto (GO), com quatro equipes básicas completas há mais de seis meses. Foram feitos grupos focais, em duas etapas, a primeira com elementos de cada equipe individualmente e, posteriormente, com integrantes das quatro equipes. Para a análise, empregou-se a técnica de discurso do sujeito coletivo. Evidenciou-se que os sujeitos representam o trabalho em equipe como a união dos integrantes na busca de um objetivo comum, o processo de trabalho ocorre de forma parcelar, pois as funções se realizam de forma isolada ou compartilhada, mas não interativa ou integrada. A ausência de articulação das ações dificulta que as equipes encontrem espaços para a elaboração de projeto assistencial local que atenda as necessidades mais amplas da população.

Keywords : Equipe de assistência ao paciente; Programa Saúde da Família; Atenção primária à saúde; Saúde da família.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese